Pular para o conteúdo principal
Modelos de cortinas, persianas e toldos: imagem mostra área externa de casa com toldo vermelho, e na parte interna uma cortina ou persiana

Modelos de cortinas, persianas ou toldos: 8 dúvidas respondidas

Na hora de escolher a melhor forma de proteger a sua casa contra o sol excessivo podem surgir muitas dúvidas. Afinal, são tantos modelos de cortinas, persianas e toldos. Respondemos 8 dúvidas para facilitar a sua escolha:

 

1. Modelos de cortinas ou persianas: quem ganha essa disputa?

Quando você lê a palavra cortina, talvez a primeira coisa que você imagina são aqueles modelos que você encontra na maioria das lojas de produtos para casa.

As cortinas mais elaboradas, que tem um apelo estético além da proteção contra a luz direta, costumam ser vendidas em lojas especializadas, e permitem uma melhor integração com o ambiente, além dos tamanhos personalizados e maior disponibilidade de cores e tecidos.

Existem diversos modelos de cortinas, persianas e toldos. Está com dúvida sobre qual escolher para a cozinha? Descubra lendo o conteúdo:

A escolha entre os modelos de cortinas e persianas fica mais fácil quando você sabe qual é o seu objetivo, e em qual cômodo o produto será instalado. Por exemplo, a Cortina Rolô no modelo blackout costuma ser uma escolha certeira para quartos, enquanto que a Double Vision, com suas faixas teladas e tramadas, é a escolha mais comum para salas.

DICA: Caso você seja alérgico, as melhores opções são as Persianas de Madeira ou de Alumínio, ou então a Cortina Rolô em tecido screen.

 

2. Como funciona o tecido screen?

Esse tecido é feito, na maioria das vezes, de poliéster e PVC, componentes que facilitam a limpeza e são adequados para quem não quer perder a luminosidade, mas precisa de uma opção capaz de bloquear os raios e o calor do sol.

O screen nada mais é do que uma tela solar, que possibilita escolher o fator de abertura na hora da compra. Esse fator de abertura significa o espaço que existe entre as tramas. Quando maior o fator de abertura, mais claridade e mais visibilidade para a área externa. 

O fator de abertura mais comum é o 5%, que bloqueia os raios de sol sem perder completamente a luminosidade e a visão para o lado externo. Acima dessa porcentagem, a trama é mais aberta, e pode variar até 10%. Contudo, o bloqueio dos raios UV só é garantida até o fator 5%.

Esse bloqueio dos raios UV contribui para manter ambientes mais frescos, diminuindo gastos com ar-condicionado. Esse tecido pode estar presente nos modelos de Cortina Romana, Cortina Painel e Cortina Rolô, assim como em alguns modelos de toldos.

Pode ser usado em cozinhas, pela sua facilidade de limpeza, mas não é tão indicada para quartos ou salas de televisão, por não escurecer o ambiente tanto quanto os modelos em blackout.

>> Conheça outros tipos de tecido nesse conteúdo especial sobre o assunto <<


3. Como variar na hora de escolher a cor de cortinas e persianas?

A cor das cortinas ou persianas geralmente é escolhida para que ela não roube a atenção, ficando integrada ao ambiente. Se a sua decoração é baseada em tons claros, é possível ousar na cor e estampa de cortinas e persianas, concentrando a atenção nelas sem deixar o ambiente carregado.

Modelos de cortinas e persianas: como escolher as cores

>> Saiba quais sentimentos estão atrelados a cada cor <<


4. Quais modelos de cortinas ou persianas podem ser usados em portas?

A Cortina Rolô, a Double Vision e a Cortina Romana são opções para instalação acima da porta, tomando cuidado de observar se maçanetas não vão ser obstáculos para a abertura e fechamento. 

Já a Cortina Painel ou a Persiana Vertical são opções caso você possua espaço nas laterais da parede.


5. Qual a melhor opção para ambientes úmidos?

A Persiana de Alumínio é a mais coringa quando se trata de banheiros, cozinhas ou áreas de serviço. Em função do seu material é de fácil limpeza, além de ter um bom controle de luz, garantindo privacidade.

Além dela, há possibilidade de optar pela Cortina Romana ou Cortina Rolô em tecido screen. 

As persianas horizontais nunca saem de moda, e combinam inclusive com as novidades em decoração para banheiros.

>> Fique por dentro das últimas tendências em decoração para banheiros << 

 

6. O que é o melhor para controlar sol excessivo: cortinas ou persianas?

A luz solar direta dentro dos ambientes pode contribuir para aumentar a temperatura interna, além do risco do sol danificar eletrônicos, pisos ou mobílias. 

As cortinas Double Vision, Painel, Rolô e Romana são os modelos mais indicados para controlar luminosidade sem perder completamente a claridade.

Se a intenção é escurecer completamente o ambiente, você pode optar pelas versões blackout. Caso você não goste do visual desse tipo de material, basta fazer uma composição com modelos de cortinas comuns de tecido, sendo a composição com voil uma das mais comuns, adicionando leveza para o ambiente – principalmente se a cortina blackout vai ser adicionada a uma janela de grande extensão.

>> Leia aqui mais formas de proteger a sua casa do sol excessivo <<


7. Toldos combinam com casas e apartamentos?

A resposta é sim! 

Toldos não são exclusivos para fachadas comerciais. Se você mora em apartamento, e o seu prédio permite adição de itens na área da sacada, os toldos poliarticulados ou verticais podem ser opções. 

Modelos de cortinas, persianas ou toldos: qual combina mais com a sua necessidade?

Assim, a proteção solar fica na área externa, e ainda protege em dias de chuva. Os toldos com braço poliarticulado não possuem sustentação vertical, não criando barreiras que poderiam prejudicar a estética ou a circulação nas áreas.

>> Entenda tudo sobre os toldos com braço poliarticulado <<

Já os toldos verticais fazem o papel de cortina Rolô externa, e também unem estética com proteção contra o sol e chuva. Alguns modelos podem ser confeccionados em tecido screen, quando a intenção não for escurecer completamente o ambiente.

Se a sua dúvida é sobre os modelos de coberturas para jardins e áreas externas, como sacadas, áreas de churrasqueira ou garagem, o toldo Pergola EOS e o Pergola ZEN podem ser o que você procura.

>> Saiba tudo sobre os toldos Pergola <<

 

8. Como separar ambientes sem precisar de paredes?

Cobogós, biombos, tapetes, cortinas, persianas... Existem inúmeras possibilidades para separar ambientes. Dos modelos de cortinas, a Cortina Painel e a Double Vision são as preferidas. A Painel é uma opção para estilos mais tradicionais ou para quem tem uma decoração bastante carregada e precisa de um separador bem neutro.

Modelos de cortinas e persianas também podem atuar como separadores de ambientes. Além dessa opção existem os cobogós, utilizar móveis ou pisos diferentes.

A Double Vision também é excelente para alternar entre privacidade e visibilidade, adaptando-se a qualquer estilo de decoração. Além disso, serve tanto para ambientes residenciais quanto comerciais, basta escolher a cor e material que mais combina com cada ambiente.

>> Aprenda a separar ambientes sem construir paredes <<

 

Ainda ficou com alguma dúvida? Manda uma mensagem lá no nosso Instagram que a gente te ajuda:

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Casa das Persianas (@casadaspersianasnet) em