Pular para o conteúdo principal
Decoração de inverno: 5 dicas para deixar a casa mais aconchegante

5 dicas de decoração de inverno para manter seu lar aquecido

O inverno pede que a sua casa se transforme em um ambiente ainda mais aconchegante, perfeito para os seus momentos de descanso. Para adicionar calor aos ambientes, o melhor é contar com aquecedores, lareiras ou fogões a lenha. Mas é possível conservar o calor nos cômodos sem gastar tanto com energia: confira 5 dicas de decoração de inverno.

 

1. Decoração de inverno com madeira: aconchego e proteção térmica

Para quem é fã do estilo rústico ou do minimalismo, a madeira é um dos principais materiais capazes de construir um ambiente que transmita aconchego. O couro e os tecidos mais encorpados também são ótimos para compor a decoração de inverno. 

Decoração de Inverno: use e abuse da madeira

 

A tonalidade da madeira também faz diferença: os tons mais claros combinam com um estilo rústico suave e mais delicado. Já os tons médios e escuros geralmente ressaltam ambientes clássicos, e podem transmitir uma sensação mais pesada. Nesses casos, é importante equilibrar a força da madeira escura com uma decoração que favoreça cores claras, principalmente o branco, e outros objetos de madeira em tons mais claros.

As persianas de madeira são ótimas opções para contribuir com ambientes aconchegantes, pois são ótimas isolantes térmicas, favorecendo ambientes aquecidos no inverno e mais fresquinhos no verão.
Saiba tudo sobre o controle térmico e luminoso das Persianas de Madeira

 

2. É hora de vestir o chão para o inverno

A National Energy Foundation (NEF) é uma fundação inglesa que incentiva o uso eficiente de energia, e comprovou que em média 10% do calor da residência é perdido através do piso.

Decoração de inverno: uma sala aconchegante precisa de um tapete

 

É por isso que os tapetes e carpetes fazem tanta diferença na decoração de inverno, pois são capazes de atuar como isolantes, conservando a temperatura e influenciando para que tenhamos a sensação visual de que o ambiente está mais aquecido.


3. O aconchego das mantas: decoração de inverno que também aquece

A utilização de mantas, cobertas e almofadas com tecidos que conservam o calor, como veludo, poliéster, cetim e tecidos peluciados, faz com que o sofá ou a cama conserve mais o calor do ambiente. Da mesma maneira, conserva o calor do seu corpo enquanto você estiver deitado assistindo sua série favorita ou desfrutando de uma leitura.

As almofadas de tricô ou lã também são ótimas escolhas para decorar e manter o aconchego de sofás e camas.

Uma outra facilidade que permite você aproveitar por mais tempo o quentinho das cobertas é a motorização de cortinas e persianas, assim você ativa a abertura e fechamento delas sem precisar levantar. Para saber tudo sobre motorização, leia o conteúdo especial AQUI

 

4. Cortinas e Persianas para conservar o calor

Já comentamos que a madeira é um ótimo isolante térmico, então esse material casa perfeitamente com a decoração de inverno, sendo uma escolha perfeita para o material das persianas. 

Cortinas e persianas na Decoração de Inverno

 

As cortinas de tecido em materiais mais grossos ajudam na conservação da temperatura. O ideal é mantê-las abertas durante o dia, e fechá-las um pouco antes de anoitecer. Assim o calor ficará mais tempo no ambiente.

A Cortina Romana é uma ótima opção quando em tecidos que conservam o calor, como o poliéster. Para saber tudo sobre a Romana, inclusive suas outras opções de tecido e em quais ambiente ela melhor se encaixa, leia AQUI.

 

5. A luminosidade certa que garante aconchego

A iluminação composta com luzes amareladas cria ambientes acolhedores, que transmitem a sensação de calor. Mas nenhuma supera aquele sentimento gostoso dos raios de sol entrando pela janela, e essa iluminação é importantíssima para manter sua casa livre da umidade característica do inverno.

A luminosidade na decoração de inverno

 

Lembre-se de deixar cortinas abertas durante as horas em que sua casa é iluminada, e fechá-las assim que o sol começar a ir embora. Assim o calor se conserva por mais tempo no ambiente.

Contudo, se a sua casa estiver em uma posição em que um dos lados pega sol o dia todo, a ponto de começar a criar manchas em mobílias ou prejudicar eletrônicos, saiba como solucionar o problema de Sol Excessivo.

Gostou das nossas 5 dias de decoração de inverno para manter sua casa aquecida? Inscreva-se em nosso Cadastro de Novidades, aqui no final da página, e receba primeiro os novos conteúdos!