Pular para o conteúdo principal
Por favor, aguarde...
Dicas para evitar proliferação de mosquitos e outros insetos

Casa cheia de mosquitos? Evite a proliferação de insetos

A preocupação com insetos de presença constante nos ambientes residenciais, como os mosquitos, também passa pela questão estética.

É possível evitar a invasão dos insetos, e também diminuir o acúmulo de poeira, sem precisar utilizar as famosas telinhas verdes ou mosquiteiros sobre a cama?

 

Como acontece a proliferação de mosquitos

Um dos mosquitos que mais causam medo quando falamos de proliferação é o Aedes aegypti, o transmissor de males graves e que podem levar até a morte. Ele possui um ciclo de vida dentro da média em relação a outros mosquitos, então o utilizamos como exemplo. 

A proliferação acontece em 4 etapas: ovo, larva, pupa e adulto. Dentro das condições propícias, o período necessário para o desenvolvimento completo do mosquito é de no mínimo 10 dias. Porém, mesmo que as condições não sejam ideais, ainda há a possibilidade de nascer mosquitos. É aí que entra a necessidade de acabar com a proliferação na sua rotina de limpeza. 

A fêmea do Aedes aegypti deposita os seus ovos na parede de um criadouro com a água parada, bem próximo a ela. Eles só eclodem quando entram em contato com a água, e é por isso que nos períodos de chuva aumenta a proliferação, pois é o que eleva o nível de água nesses criadouros. O problema dos mosquitos é a resistência que os ovos possuem. Eles podem sobreviver por até 450 dias e em condições extremamente secas, esperando apenas pelo próximo contato com água para eclodirem para a fase larva. 

Em alguns dias de contato com a água, a larva se alimenta dos nutrientes presentes nela até atingir a fase pupa. Nesta fase ela diminui a movimentação e fica mais próxima a superfície, onde estará pronta para voar ao atingir a fase adulta. O ciclo completo você pode assistir no vídeo abaixo:

 

Como limpar a casa e interromper a proliferação

Além das dicas comuns que já conhecemos pelas campanhas do Ministério da Saúde, a fim de evitar qualquer forma de deixar a água parada, a limpeza da casa também pode acabar com os ovos depositados e interromper o ciclo de vida dos mosquitos. 

Limpar com frequência diária, varrendo e passando pano para acabar com restos de comida, manter pias e bancadas secas e retirar o lixo todo dia é o básico para evitar mosquitos, moscas e formigas. Utilizar vinagre de álcool é o que faz diferença na limpeza. 

Basta misturar dois copos de vinagre para um balde de água e passar um pano no chão, pias e bancadas para acabar com os ovos depositados. Nas bancadas e pias você pode até utilizar o vinagre puro. Para borrifar no ambiente, basta diluir uma quantidade igual de vinagre em relação a água. 

 

Como afastar mosquitos e moscas

Como alguns ambientes fogem do seu controle, ou às vezes não há tempo o suficiente para limpar todo dia, você pode investir em soluções para repelir os mosquitos. É menos eficaz, mas ainda funciona na prevenção de doenças e pode não ser agressiva ao meio ambiente.

Os produtos à base de citronela agem como um repelente natural de moscas e mosquitos. As velas repelem enquanto queimam, e possuem o mesmo efeito de passar o óleo de citronela nas lâmpadas para exalar o cheiro quando acesas. Há também sprays odorizadores, mas duram menos tempo no ambiente. Criar uma armadilha para mosquitos também pode ajudar a repelir por até duas semanas. 

Corte uma garra PET um pouco acima do meio e separe as duas partes. Misture 200ml de água quente com 50g de açúcar mascavo e deixe esfriar. Depois disso, coloque a mistura dentro da parte de baixo da garrafa e tampe-a invertendo o gargalo para que ele fique como um funil. Adicione 1g de fermento biológico para pães à mistura, sem precisar mexer. Revista somente a parte externa da garrafa com um pano preto e pronto. Basta colocar a armadilha em algum canto da casa.

 

Telas mosquiteiras nas portas e janelas não precisa ser sinônimo de telinha verde: as telas mosquiteiras evoluíram e estão mais modernas. 
Elas são fabricadas nas medidas que você precisa, podem ser fixas ou móveis, e existem diversos modelos que não atrapalham locais de passagem e podem ser abertas e fechadas de acordo com a sua necessidade. 

 

Lembrando que o uso de Telas Mosquiteiras é uma das recomendações da Organização das Nações Unidas (ONU) para o controle de doenças como a dengue, malária, febre amarela, zika, chikungunya e outras transmitidas por mosquitos.

Clique no link abaixo e saiba mais sobre os tipos de Telas Mosquiteiras e qual é a indicada em cada situação: