Pular para o conteúdo principal
Ideias para escolher cortinas ou persianas para o seu escritório em casa

Home office: cortinas e persianas para o seu escritório em casa

Ter o seu escritório em casa tem muitas vantagens, mas para usufruir delas é preciso criar um ambiente adequado, em que a decoração não atrapalhe a sua produtividade. Uma das coisas mais importantes é a iluminação correta, e aproveitar ao máximo a luz natural representa produtividade e economia.

Na hora de escolher entre uma cortina ou uma persiana para o seu home office, é importante levar em conta duas coisas principais: se o seu home office é um ambiente multiuso ou não, e o posicionamento do seu computador em relação à janela.

 

Se a tela do seu computador fica de frente para a fonte de luz:

Se a luz bate diretamente na tela, você precisa de uma cortina ou persiana capaz de evitar reflexos, mas que não filtre toda a luz do ambiente, ou você precisará gastar mais com luz artificial.

A cortina Double Vision é uma das melhores opções, pois seu sistema que intercala faixas teladas e tramadas, permitindo o controle da luminosidade sem impedir completamente a visão do ambiente externo. 

>> Entenda direitinho como a Double Vision funciona <<

 

Se a tela do seu computador fica de costas para a fonte de luz:

Você precisa se preocupar em barrar os raios solares diretos, para que eles não acabem superaquecendo o seu computador.

Ainda que as Persianas Verticais sejam normalmente ligadas aos ambientes comerciais mais formais, elas são ótimas opções para controlar a entrada de luz no seu home office, ou até mesmo criar separações entre dois espaços dentro do mesmo ambiente. Saiba tudo sobre as Persianas Verticais.

Além dela, a cortina Romana e a Double Vision são ótimas escolhas.

 

Se as janelas do seu escritório em casa não afetam diretamente a sua mesa de trabalho:

Se a tela do seu computador recebe luz, mesmo que não de maneira uniforme, o reflexo pode atrapalhar o seu trabalho, além do risco do sol danificar aparelhos eletrônicos.

escritório em casa: persianas horizontais brancas combinam com qualquer decoração

A maioria das cortinas e persianas é indicada nesse caso, e a escolha depende mais do seu estilo de decoração, e se você prefere cores neutras ou mais ousadas. 

Uma opção são as persianas em madeira, que permitem uma regulagem de luz e privacidade através das suas lâminas basculantes, e emprestam um charme rústico para o ambiente. 

>> Saiba tudo sobre a Persiana Horizontal de Madeira <<

Além da posição do computador, também vale levar em conta se o ambiente em que você trabalha serve apenas para esse fim, ou se o seu escritório em casa é integrado com outros ambientes.

 

Se o seu home office é integrado ao quarto

Nesse caso, é importante tentar criar uma espécie de divisão entre espaço de dormir e de trabalhar, para facilitar a sua concentração.

A cortina Double Vision permite uma ótima quebra de luz, sem impedir a entrada da claridade natural. Além disso, ela também pode ser usada para separar ambientes, ficando completamente recolhida no teto quando não for necessária.

Além dela, a cortina Painel também é uma opção, principalmente no caso do seu estilo de decoração ser mais tradicional.

 

Se o seu escritório em casa é integrado à sala de estar

É possível que você passe um tempo considerável nesse tipo de ambiente, principalmente se ele também é o cômodo em que você faz refeições e assiste à televisão. Por isso, fazer com que a cortina ou persiana case com a decoração, além de manter uma ótima iluminação, é imprescindível.

Escritório em casa integrado com a sala? Escolha uma cortina que ora bloqueie 100% da luz, ora permita uma claridade na medida

O detalhe aqui é que a luz precisa ser filtrada para não danificar outros objetos além do seu computador, como a mobília e outros eletrônicos.

Uma opção que combina com quase todos os ambientes é a famosa cortina Rolô, pois permite uma suave passagem de luz, sem impedir completamente a visibilidade para o exterior. Contudo, ela também pode ser confeccionada em tecido blackout, bloqueando quase 100% da luz quando fechada.

Outras opções são a Double Vision ou a cortina Romana, que possui o charme dos gomos. Se a sua decoração tem cores claras predominando, é possível ousar e escolher uma Romana em tecido screen escuro, como o cinza e até o preto, que são ótimos para barrar os reflexos em telas.


Se o seu escritório em casa é um ambiente exclusivo

Se o seu estilo de decoração é mais despojado, a Double Vision, a Romana ou a Persiana de Alumínio, são ótimas opções, inclusive com a possibilidade de escolha de cores mais ousadas. 

ideias de cortinas e persianas para escritório em casa

Agora, se o estilo do cômodo é mais sóbrio, mais estilo agência de banco tradicional, a Persiana de Alumínio, a Persiana de Madeira ou a Persiana Vertical são escolhas que mantém a tradicionalidade na decoração e são ótimas para controle luminoso. A cortina Rolô também é uma opção quando se trata de ambientes mais tradicionais, basta escolher um tecido que tenha um fator de abertura que não escureça completamente o ambiente.

Se a decoração predominante tiver cores brancas ou claras, aposte em uma Persiana de Alumínio na cor preta. As cores escuras são ótimas para evitar reflexos em telas de monitores, mas também podem escurecer ambientes – por isso a importância do equilíbrio com cores (de parede e decoração) claras. 

 

A cor da sua cortina ou persiana é um ponto muito importante, pois como você está em um ambiente que exige concentração e no qual você permanece por várias horas, o mais comum é a escolha das cores tradicionais, como o branco ou o bege. Caso a sua decoração seja bastante sóbria, ou tenha cores predominantemente claras, o preto também é uma opção, principalmente por evitar completamente os reflexos em telas.

Para saber o que cada cor inspira, e qual combina mais com a sua necessidade, entenda tudo sobre cores: 

Entenda o significado das cores e escolha a mais adequada para sua cortina ou persiana: