Pular para o conteúdo principal
Precisa de mais silêncio? Aprenda como abafar ruídos externos

Precisa de mais silêncio? Aprenda como abafar ruídos externos

Morar bem também significa usufruir de um ambiente silencioso, mas em alguns casos o barulho urbano pode ser um vizinho desconfortável, até durante a noite. E para garantir o sossego do seu lar doce lar, conheça 3 formas de abafar ruídos externos, sem precisar de reformas. 

 

Cortina blackout para abafar ruídos

O modelo mais comum encontrado no mercado é a cortina de isolamento acústico tipo placas. Ela lembra as cortinas painéis, já que funciona de maneira similar, a diferença está no material do qual ela é feita. Ela veda o ambiente ao ser encaixada e é capaz de isolar até 60% do som e 100% da luz. 

São várias as camadas, onde a primeira, que fica voltada para dentro do ambiente, pode ser escolhida na cor que combina com a sua decoração. As demais são feitas de material vinílico e contam até com areia e sílica para garantir maior qualidade.

Há tecidos que são antimofo, antiácaro e até antichamas. Assim como isolam o barulho que entra, garantem privacidade. Elas costumam pesar mais de 5 quilos, então é necessário procurar pelo suporte ideal em lojas especializadas.

 

Tecnologia e transparência sem som

Tecnologia e transparência sem som

Há quem prefira investir nas janelas com vidro que possuem isolamento acústico, para não perder a visibilidade. É um pouco mais caro, mas completamente funcional se falamos em um ambiente de decoração mais contemporânea. Contudo, algumas vezes não é possível investir nesse tipo de isolamento acústico, seja em função da arquitetura, seja em função de o imóvel ser alugado. 

E é para esses casos que os engenheiros do EMPA, sigla alemã para Laboratórios Federais Suíços de Ciência e Tecnologia de Materiais, criaram digitalmente uma cortina para isolamento acústico capaz de absorver até 5x mais ruídos. Além disso, ela é semitranslúcida, antichamas, mais leve e pode ser encontrada em várias cores.

Antes de tudo, as tramas da cortina foram simuladas pelos engenheiros em um computador e só depois fabricadas pela design têxtil Annette Douglas. Repeitando as coordenadas do projeto, ela conseguiu escolher um tecido sintético e a técnica de tecelagem ideal. 
Com os atributos necessários, o projeto virou um produto comercial, acessível e disponível inclusive no Brasil, sob o nome de Cortina Vescom Carmen.

 

Como você escolheria abafar ruídos?

Se você ainda não achou o modelo ideal para combinar com a sua decoração, é sempre possível fazer a própria cortina antirruídos. Com apenas 3 camadas é possível criar um modelo dentro do que você precisa. 

Comece pelo forro. Opte pelo tipo poliéster, já padrão em cortinas, que possui uma capacidade mínima de absorção. Disponível em várias cores, ele pode também ter certa transparência. 

Por cima dele, aplique uma camada de tecido de lã grossa ou tecido mesclado com fibra de vibro, que tenha um grau de absorção sonora suficiente para barulhos urbanos. 

E para finalizar a terceira camada da sua cortina para abafar ruídos, escolha um tecido mais pesado, como a sarja.

 

Para entender as características de outros tipos de tecidos, e descobrir qual deles pode auxiliar a abafar ruídos ou proteger ambientes contra luminosidade excessiva, veja o o link abaixo.

Saiba como escolher os tipos de tecidos para cortinas e persianas: